sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Aproveite o verão, rapaz! (Razões para odiar essa estação)

Acho que já mencionei em texto passado que eu não curto muito o verão.
Mas venhamos e convenhamos...
Verão no interior, carnaval, casas com piscina, praia e brisa do mar combinam perfeitamente com esse clima tropical acentuado pelo aquecimento global. Mas São Paulo no verão? Uma eca.
Pergunte para quem não tem carro com ar condicionado e tem que pegar ônibus lotado.
Sol torrando o cuco, pessoas suadas e, conseqüentemente, desodorantes vencidos e aquele cheirinho peculiar – e indescritível - no elevador abarrotado de gente.
Não consigo acreditar que alguém realmente goste dessa sensação.
Qualquer pequeníssima roupa que você use, parece um casacão de pele (sintética, por favor). Sem falar em qualquer caminhadinha daqui até a padaria na esquina que, com esse calor, é o mesmo que correr os quinze quilômetros da maratona de São Silvestre debaixo de sol (e sem preparação física).
Graças a algum gênio, inventor do ar-condicionado, grande parte dos problemas de calor em excesso foram, senão resolvidos, amenizados. Mas isso apenas para quem não sofre de rinite ou aqueles cuja imunidade, sendo muito baixa, não agüenta tanta mudança catastrófica de temperatura e pega logo um bom resfriado.
Essa belíssima estação é o tempo de cultuar os corpos e exibi-los em, quase microscópicos, trajes de banho. É, conseqüentemente, a era das academias.
Academias essas, que estão sempre lotadas e requerem mais paciência para ficar esperando duas horas por uma esteira desocupada, do que motivação para usa-la por trinta minutos.
A maior benção da natureza é quando, finalmente, cai a chuva. Mas chuva de verão não se contenta em apenas molhar as plantinhas que estão clamando por água e refrescar um pouquinho o tempo. Não, elas vêm com força total, destruindo árvores, quebrando fios de eletricidade e alagando a cidade inteira (problema que os governantes insistem em não resolver). O que viria pra refrescar, acaba gerando o caos total.
Três banhos por dia, ocasionando um gasto excessivo de água. Exposição constante ao sol, trazendo maiores riscos de câncer de pele e ainda marquinhas indesejadas de óculos de sol e camisetas com manga.

Por essas e muitas outras razões, os adoradores do verão que me desculpem, mas um friozinho agora, em meados de fevereiro, cairia muito bem, obrigada.


A.

Nenhum comentário: